Errar é Humano

Já aponta o famoso ditado popular que “Errar é humano”, mas a questão é: até que ponto a sociedade aceita essa afirmação? Bem, no campo da saúde essa afirmação se torna um pouquinho mais complicada que de costume, pois um erro pode custar vidas e isso pode acarretar uma série de problemas para ambas partes.

Ao fazer uma pesquisa rápida por várias páginas de notícias na internet fica bastante claro o crescimento de processos judiciais contra diversos profissionais, especialmente nos que estão inseridos no segmento da saúde e isso é mesmo preocupante.

A carga de responsabilidade depositada sobre médicos, enfermeiros, dentistas e diversos outros profissionais, é gigantesca, afinal, suas atividades, sejam procedimentos cirúrgicos, prescrição de medicamentos ou decisões do dia a dia acerca de como proceder com os pacientes, influenciam diretamente na vida de todas as pessoas envolvidas.

Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos milhões de pessoas são afetadas por erros médicos, infelizmente muitas vezes fatais. Por isso, se faz tão importante estar precavido com um serviço que possa oferecer o amparo adequado para esse tipo de situação.

Moral da história, usar o velho ditado citado no início deste texto para justificar falhas não é a melhor opção para um profissional da saúde. Além de trabalhar com atenção e amor para que isso não aconteça, é necessário se resguardar de possíveis imprevistos, infelizmente que às vezes fogem ao controle do ser humano.